mardi 21 août 2012

TCF e afins

Um casal lá de natal, que está na mesma jornada que eu, fez o TCF ontem pela manhã. Como eles lembram bem das perguntas (ao contrário de mim), acho legal postar o depoimento deles, pois pode ajudar bastante gente que está na mesma jornada:

Eu e minha esposa fizemos o TCFQ hoje pela manhã. Foi bem mais difícil do que esperávamos. Quase todas as questões da parte de Compreensão Oral eram mais difíceis que no site do TV5 e bem mais difíceis que os livros de TCF que temos aqui. A parte da Expression Orale foi melhor, mas também mais difícil do que eu esperava. Veja abaixo as questões:

A1:
- Gosta de fazer compras no supermercado? O que geralmente vc compra?
- Como foram suas últimas férias?

A2:
- Fale sobre a cidade que você nasceu.
- Porque estuda francês e há quanto tempo?

B1: (elabore perguntas sobre:)
- Os gostos e hábitos do entrevistador
- O sistema de saúde da França

B2:
- Quais as vantagens e desvantagens de morar no exterior?
- O que você acha sobre o turismo em massa? Quais as vantagens e desvantagens?

C1:
- Por que você decidiu imigrar para o Québéc e não para outro lugar, como a Austrália, por exemplo? Fale sobre as vantagens que você vê no Québec.
- Você acha que uma sociedade multilíngue é mais tolerante?

C2:
- Qual sua opinião sobre a relação entre mundialização e diversidade cultural?
- No mundo em que vivemos, com cada vem mais fontes de informação, como saber o que utilizar para nos mantermos informados?

Vi que as questões deles foram bem diferentes das minhas, para ver como isso muda muito e é pura sorte da pessoa de pegar algum assunto que ela esteja bem familiar com o vocabulário ou não. Acho que se eu tivesse pegado essa pergunta C2 eu não teria ficado com C1 em meu resultado.


Mudando de assunto, ainda não recebi a cartinha do OIQ que eles falaram que já enviaram. Mas, quando mandei traduzir meus documentos (para a OIQ tem que ser tradutor da OTTIAQ, portanto tive que enviar para o Canadá), deu um atraso nos Correios fora do normal, levou 1 mês para chegar meus documentos (que normalmente leva 1 semana). Então estou tranquila. No dia 13 de agosto eles me enviaram a cartinha, então logo ela deve estar por aí.


A bientôt!

2 commentaires:

  1. Oi Ana, você sempre fez ou faz francês com professor particular ou em algum curso? Quanto tempo vc estuda a língua? Bjs, Claudia

    RépondreSupprimer
  2. Oi Claudia, eu comecei um curso na UFSC (o extra curricular) em março do ano passado, mas fiquei 1 mês só, pois a professora confundia os gêneros dos nomes... então melhor não aprender, que aprender errado. Comecei então aulas na Apostrophe e adorei (fica perto da Universidade, como trabalhava lá, era mão para mim). Os professores são todos franceses, é um ambiente muito legal. Como queria aprender francês rápido, fiz (e faço) aulas particulares (com os professores de lá mesmo). Atualmente parei o curso regular e troquei apenas por aulas particulares, pois acho que atende mais às minhas necessidades. Mas continuo seguindo o método, como se fosse uma aula normal. Com a diferença que falo muito mais (já falo muito por natureza).

    Bjo

    RépondreSupprimer